Doenças

Esclerose lateral amiotrófica

A esclerose lateral amiotrófica - também chamada de ELA - faz parte de um grupo conhecido como doenças do neurônio motor. As doenças do neurônio motor têm em comum a ocorrência de lesão ou perda progressiva dos nossos neurônios motores, que são fundamentais para a manutenção do volume, contorno e força dos nossos músculos esqueléticos. 
Esclerose lateral amiotrófica

A esclerose lateral amiotrófica – também chamada de ELA – faz parte de um grupo conhecido como doenças do neurônio motor. As doenças do neurônio motor têm em comum a ocorrência de lesão ou perda progressiva dos nossos neurônios motores, que são fundamentais para a manutenção do volume, contorno e força dos nossos músculos esqueléticos. 

No caso da ELA, a perda de neurônios motores é progressiva e leva a sintomas como fraqueza muscular, atrofia muscular e dificuldade para caminhar ou movimentar-se. A depender do caso, sintomas como dificuldade de fala e deglutição, cãibras, fasciculações, sintomas respiratórios, dentre outros também podem surgir no início do quadro.

A ELA é uma doença que não tem uma causa bem determinada na maioria dos casos, entretanto, alguns fatores de risco para o seu desenvolvimento são conhecidos. Em 10 a 15% das pessoas com esse diagnóstico, a doença pode ter uma origem familiar ou genética.

Para o diagnóstico é importante a avaliação clínica com médico neurologista especializado.

Alguns exames complementares (ex.: eletroneuromiografia) podem auxiliar na confirmação do diagnóstico e na exclusão de outras condições que podem ter apresentação clínica parecida.