Doenças neuromusculares
![Doenças neuromusculares](https://diegosodre.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Frame-1-1.png)
“São doenças que acometem e prejudicam a função dos nervos periféricos, músculos esqueléticos e estruturas relacionadas. Existem causas genéticas e adquiridas.”
As doenças neuromusculares compreendem um grupo bem abrangente de condições, que têm em comum o fato de acometer o nosso sistema nervoso periférico, que inclui os nervos periféricos, músculos esqueléticos e algumas outras estruturas relacionadas.
Os nervos periféricos fazem a conexão da parte central do sistema nervoso (formada pelo nosso cérebro e a medula espinhal) com outros órgãos internos (como coração e intestino) ou da periferia do nosso corpo (como pele e músculos).
Os nervos funcionam como fios condutores permitindo que nosso cérebro controle o movimento dos nossos membros (ativando a contração muscular). Eles também permitem que estímulos em partes do nosso corpo cheguem ao cérebro e se tornem conscientes (como a sensação de frio ou calor na pele).
Como estão por toda parte do nosso corpo, ajudam até no controle dos batimentos cardíacos, na respiração, no funcionamento dos intestinos e da bexiga, dentre muitas outras funções importantes para o organismo.
Dor, “formigamentos”, dormência, fraqueza muscular e dificuldade para andar são sintomas comuns de doenças que acometem os nervos.
Algumas pessoas também podem apresentar constipação, dificuldade para urinar, tontura, desmaio e impotência sexual.
Os músculos esqueléticos compõem o aparelho contrátil que permite o movimento de nossos ossos e articulações, além de participar da sustentação do nosso corpo.
A contração muscular é ativada e coordenada pela comunicação com os nervos periféricos, que recebem estímulos do nosso sistema nervoso central e permitem, por exemplo, o grau de força empregado nos movimentos.
Fraqueza muscular é o principal sintoma das doenças que acometem os músculos (miopatias). Atrofia muscular, dificuldades de fala e deglutição, queda da pálpebra, paralisia facial e contrações involuntárias também podem ser sintomas observados nas miopatias.
Existem doenças neuromusculares que têm origem genética (hereditária) e outras que são adquiridas ao longo da vida (como as doenças infecciosas e inflamatórias).
A avaliação por um neurologista especializado pode ajudar no processo diagnóstico, permitindo entender qual a causa exata do problema, o que no final das contas, vai guiar o tratamento e acompanhamento.
Alguns exemplos de doenças neuromusculares que afetam os nervos periféricos (neuropatias) são: neuropatia diabética, doença de Charcot-Marie-Tooth, hanseníase, síndrome de Guillain-Barré, CIDP
Exemplos de miopatias são: distrofia miotônica de Steinert, distrofia de Duchenne e Becker, distrofia facioescapuloumeral, dermatomiosite.
Doenças como a esclerose lateral amiotrófica e a miastenia gravis também são consideradas doenças neuromusculares.